terça-feira, 1 de maio de 2012

Psicólogo na Educação


Há algum tempo a Educação deixou de ser um espaço de transmissão de conhecimentos, para se tornar um processo de formação integral do ser, em desafiadora parceria entre família e escola.

         
A sociedade contemporânea vem exigindo uma mudança de paradigmas da Educação. As crianças e os adolescentes da atualidade têm muito estímulo informativo, são críticas, questionadoras e têm dinâmicas e necessidades novas, além disso, as famílias se transformaram.



A escola exerce papel fundamental na construção dessa formação, mas a participação da família é essencial para o êxito do trabalho. Assim como a presença do psicólogo no ambiente escolar se faz necessária, afinal estamos falando de desenvolvimento humano.


A comunidade escolar é formada por pessoas - crianças, adolescentes, educadores, colaboradores e familiares. Todos são responsáveis pelo processo educativo. E não somente as crianças e os adolescentes, mas todas as pessoas integrantes desta comunidade podem ser ajudadas tanto em seu desenvolvimento pessoal quanto em sua atuação profissional, com a participação do psicólogo.
Na Educação, o psicólogo é o profissional do desenvolvimento humano, quem facilita condições para o autoconhecimento e para que as relações interpessoais sejam bem sucedidas. Pode colaborar com as questões afetivas, cognitivas e sociais, individuais e coletivas, sempre em parceria com a equipe pedagógica, numa prática transdisciplinar de atuação, para uma Educação que corresponda às demandas da vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário